Bem vindo

welcome - grata - welkom -velkommen - خوشآمدید - Bienvenue

quarta-feira, 29 de março de 2017

Olhar

“e Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus…” Êxodo 3.6

O começo do terceiro capítulo do livro de Êxodo introduz uma ênfase na palavra “ver” – no hebraico ra’a. Até o verso 6, o verbo aparece cinco vezes (seis se contarmos a palavra “maravilha” no verso 3 que vêm da mesma raiz). Três das cinco vezes, a palavra está ligada a Moisés.

Moisés vê, vê, vê.

Mas, finalmente, quando Moisés percebe que a sarça ardente não contém apenas uma “grande maravilha”, mas o próprio Deus, o texto diz (3.6):

“Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.”

A palavra “olhar” (o verbo nvt) no hebraico é diferente da palavra “ver”. Está ligada a observação, a olhar com cuidado, a contemplar (veja: Gen 15:5; 19:17, 26; Ex 33:8; Num 12:8; 21:9; 23:21; 1 Sam 2:32, 16:7).

Aquele que vê, vê, vê… teme olhar.

Este texto me lembrou de nossa geração de cristãos. Uma geração acostumada a ver, ver, ver. Uma geração acostumada a ver “grandes maravilhas” além da simplicidade da sarça. Acostumada a ver e requisitar programações, shows e eventos de suas igrejas.

Uma geração acostumada apenas a ver, mas não disposta a olhar. Pois na hora de olhar, de observar, de se aprofundar no Deus que fala através da Palavra, se esconde.

O final do livro de Êxodo mostra um Moisés diferente. Um Moisés que, com o tempo, aprendeu a olhar e falar com Deus face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33.11).

Que esta seja nossa história. Que possamos aprender com o tempo, que vale a pena nos aprofundarmos nas profundezas de quem Ele é, através da simplicidade da Palavra.
Vamos deixar de ver, e passar a olhar.

PS: Não desperdice oportunidades aparentemente simples (Deus estava na sarça!) de encontrar a Deus. Mesmo que a sarça seja um estudo bíblico vazio, ou um culto no meio da semana, ou até mesmo um estudo da Palavra no som do silêncio no fim de um dia.

 Tiago Arrais

sexta-feira, 24 de março de 2017


O que está escrito na lei? como interpretas?
Pergunta feita por Jesus a um mestre e intérprete da lei, que o questiona sobre como herdar a vida eterna. (LUCAS 10.25... )
 O moço responde pontualmente:
- Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,
de toda a tua alma, de toda as tuas forças e de todo
o seu entendimento, e amarás o teu próximo como
a ti mesmo.
Logo Jesus responde:
Respondestes certo, fazei isso e vivera!
 O mestre da Lei, sabia de cór e saltiado sobre os mandamentos dados por móises, a resposta estava na ponta da lingua, mas Jesus há primeira vista é um tanto curioso, pois a resposta dada é obvia. Jesus sabia que aquele homem dominada toda a parte teórica da lei, mas queria mostrar algo a mais.
 Para justificar-se o homem, pergunta, quem é meu próximo?
 É então que Jesus da uma resposta espetacular, contando a parábola do bom samaritano, onde um homem é assaltado, espancado e deixado no caminho, e alguns homens passam por ele negando ajuda, sendo religiosos e guardadores da lei, mas um certo samaritano, para e ajuda o homem.
 Retornando jesus pergunta ao mestre da lei: Quem foi o proximo?
 Essa é  agrande pergunta que se intrelaça a primeira
  

sexta-feira, 3 de março de 2017

Acreditar e Crer

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3 .13


Palavras de Jesus que se encontra no Evangelho de João capitulo 3 versículo 16, um dos versículos mais conhecidos de toda a bíblia. 
 Sabemos que o novo testamento foi escrito na língua grega, que contem diferenças do português, no caso deste versículo a expressão "Crer" não esta expressa como um ato no passado, mas é um ato continuo, isto significa que "todo aquele que nele Crê" e continua crendo,  como um ato continuo, incessante e ininterrupto. É um relacionamento de Vida. Em outras palavras Crer em Jesus é mais  que uma mera confissão de fé, ou acreditar na sua existência. O livro de Tiago diz que até os Demônios acreditam em Deus, a questão é se eles creem no sentido de joão 3.16,  se eles creem no sentido de relacionamento e confiança, de criar uma relação e interação a ponto de experimentar o reino de Deus. Essa é a diferença dentro deste contexto acreditar é saber que existe, Crer é a interação a fim de experimentar um relacionamento inter-pessoal com o autor da Vida.