Lucas 10;24... (O bom samaritano)
contexto.
Jesus inicia seu ministério, pregando, ressuscitando, curando, fazendo milagres, isso fazia jesus uma pessoa popular, crescia também a oposição por parte dos lideres religiosos da época.
e esses lideres acusavam jesus de ensinar coisas que vinham contra as Leis de Moisés, e que tinha um estilo de vida condenável, pois ele se sentava com pecadores, prostitutas; ajudava o fraco e ate curava em pleno sábado, esses mestres tinham a lei acima da graça e misericórdia.
Então eles acusavam o estilo de vida de jesus condenável e procuravam testar a jesus a fim e encontrar falhas em sua pregação ou conduta a fim de tirar a autoridade que ele tinha,
Asim o doutor da lei faz uma pergunta a Jesus:
Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? "
"O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "
Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá".
Lucas 10:25-28
A pergunta inicial é o que é necessário para "HERDAR a VIDA ETERNA".
A resposta que Jesus trás a ele é uma outra pergunta, oque dia a lei? "Respondeste CORRETAMENTE, esta certo o que disseste, é exatamente isso que a lei aponta... faça isso, pratique estas coisas, cumpra isso e VIVERA.
E a resposta dada pelo doutor da lei é de fato um resumo da Lei, mas o senhor quer nos mostrar coisas que estão alem da Lei, que Fora do Amor, que a Vida só pode existir onde existe o amor, o amor é a essência da lei, mas amar quem? A mar a Deus de todo o coração de todas as forças e de toda a alma, de todo o entendimento.
Só que hoje a humanidade não respeita isso, o homem ama a ele próprio, e vive para sí mesmo, quem ama a si mesmo primeiro não tem disposição para amar o próximo e a Deus.
E que é o meu próximo?
Com essa pergunta o doutor da lei queria saber ate onde deveria ir seu dever com o próximo, qual é o limite de se fazer o bem, ate onde deveria amar, pq ele estava procurando desculpas e uma justificativa para sua falta de amor.
E Jesus muda o foco, muda a questão da pergunta de quem é o Próximo para quem foi (versiculo 29 e 36).
É como se Ele estivesse falando, não se preocupe em sabem que o proximo é, mas se preocupe em ser o próximo, a questão não é quem o outro é mas depende de quem vc é!!
Se você é filho de deus você é o próximo de todo aquele que carçem de Amor.
é como se o senho estivesse dizendo se vc esta procurando o limite para amar, Pare!! para pq não tem limites, não tem parametros.
Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
Lucas 10:30
Jesus faz questão de dizer CERTO HOMEM", o importante não era a identidade mas a dor o sofrimento do outro.
Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
Lucas 10:31-32
Ele viu, tomou conhecimento da situação, mas não foi ajudar, não quis se envolver.
quantas vezes passamos por alguém e nem olhamos nos olhos para não nos envolver ou ter isso como responsabilidade, fingimos que não é com a gente.
Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
Lucas 10:33-34
Talvez ele tenha tido o mesmo sentimento que os outros, mas não se importando se os ladroes ainda estivessem por perto, ou se estava cansado de viagem, não Amou primeiro a si mesmo, não avaliou suas condições para depois ajudar, "quando o viu, teve piedade", teve compaixão....
Ele cuida do estranho, paga suas contas.
O Espirito santo é Deus, e Deus é amor.
https://www.youtube.com/watch?v=j-cJVFWOupc (10 min)