Bem vindo

welcome - grata - welkom -velkommen - خوشآمدید - Bienvenue

terça-feira, 23 de junho de 2015

Todos caminhos á Roma, e somente um a Deus

" Jesus pregava e assumia-se como o Messias anunciado pelos profetas e que o povo de Israel esperava. Mas se Jesus se apresentou como Messias, pregava a verdade e realizava prodígios e milagre, por que o Povo judeu não o aceitou?
Temos que ver a mentalidade judaica: para os judeus, o Messias seria um líder político, um chefe terreno, que libertaria o povo na luta contra os opressores que os libertaria e formaria o reino de Deus, que restauraria o Reino de Israel. O Messias seria um politico-governador que comandaria Israel e que traria o esplendor desta nação sobre as outras.
Jesus anuncia o reino, mas o reino de Deus, o reino dos céus, propunha sim uma revolução, mas a que leva à conversão.
P

ara os Romanos, Jesus é visto como uma pessoa que faz aos poucos uma revolução social que começa a ser pregada aos pequenos aos pobres, uma classe social subjugada pela elite herodiana. Jesus prepara uma revolução comunitária da família, dos povoados. Jesus fala da sociedade da época, posiciona-se diante da realidade económica, fala das relações entre a pessoa e o estado. Os Milagres libertam o Povo, as Curas trazem soluções para as dores e a multiplicação do pão fala da necessidade do povo que precisa ser suprida. Aos olhos do Império, Jesus era um Líder, que não os preocupava muito, mas que aos poucos começou a dividir a sociedade e a fazer muito barulho.


Para os Romanos, o reino dos céus era visto como uma metáfora para a libertação popular e tal interpretação levou Pilatos a condenar Jesus à morte após um processo tumultuado pela insistência da Elite Sacerdotal de Jerusalém  que apresentava  Jesus como inimigo dos Judeus e  perigoso profeta que  ameaçava o Império Romano.
Quando Pôncio Pilatos questiona Jesus sobre o dito reino e Jesus afirma sobre o Reino dos Céus, mas a referência de reino para um romano é do terreno."

FONTE:
http://blog.cancaonova.com/hpv/jesus-e-o-imperio-romano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário